MÚSICOS

Rui Teixeira
MADEIRAS

Rui Teixeira Saxofone Barítono / Clarinete / Clarinete Baixo

Rui Teixeira começou a estudar saxofone em 1987, com o clarinetista Américo Aguiar, e um ano mais tarde ingressou na Escola de Jazz do Porto. É licenciado em saxofone-jazz pela ESMAE - Escola Superior de Musica, Artes e Espectáculo.

Em 1995 colaborou com a banda Clã, tendo participado na gravação do álbum “Kazoo”. Participou também na gravação do disco “Cem Anos de Cinema”, da cantora Maria Anadon, tocou com o grupo Raul Marques e Os Amigos da Salsa, Zé Eduardo Unit e Paulo Gomes Ensemble. Com o Carlos Azevedo Ensemble gravou o álbum “Lenda”. Gravou também com o Paulo Gomes Ensemble o álbum “Intro” , com o grupo ZOE os álbuns “Songs from the Borderline” e “Synth-o-matic"; e “Bhodi suite” com o sexteto Paulo Perfeito. Toca desde a sua fundação com a Orquestra Jazz de Matosinhos.

Em 2000 compôs e interpretou em parceria com Marco Franco a música para a peça de teatro “Conversas Secretas”, de Donald Margulies, encenada por Manuel Coelho no Teatro Nacional D. Maria II. Em 2008 compôs a banda sonora para a peça de teatro “Eva a l’orange” com a companhia Tenda de Saias.

Atualmente faz parte do grupo Low Budget Research Kitchen, projeto dedicado a tocar exclusivamente a música de Frank Zappa e que se tem apresentado em todo o país. Além da sua atividade como músico em Portugal, tem também feito alguns concertos em Espanha, Bélgica, Itália e Estados Unidos. Tocou no Egito em 2011, no Cairo Jazz Festival com a Emjo-European Jazz Movement Orchestra.

Em 2011 estreou no 2º Festival Porta-Jazz no Porto um projeto com música original sua, chamado Rui Teixeira Group, que esteve também presente no Festival AngraJazz 2012 nos Açores. Com o Rui Teixeira Group, em 2013, editou um álbum inteiramente com composições suas, "Tu Não Danças". No mesmo ano gravou o segundo álbum de Baba Mongol "Eles e os Outros", e com o grupo Coreto os álbuns “Aljamia” e “Mergulho”. Faz parte do Ensemble Super Moderne, que editou em 2014 o aclamado álbum de título homónimo.

ojm.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile