MÚSICOS

Ricardo Formoso
TROMPETE

Ricardo Formoso Trompete, fliscorne

Ricardo Formoso nasceu na Corunha (Espanha) em 1986. Em 2005 obtém o Grau Médio em trompete pelo Conservatório Profissional de Música de A Coruña e em 2011 a Licenciatura em Música variante de Jazz na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Ao longo do seu percurso participou em diversas masterclasses de interpretação para trompete e música de câmara com os maestros José María Ortí Soriano, Benjamín Moreno, Luis González e o Quinteto Luur Metals; e variadíssimos workshops de Jazz com nomes sonantes como Niki Iles, Jean Toussaint, Steve Brown, Raynald Colom, George Colligan, Michael Blake, Ej Strickland, Josh Ginsburg, Jaleel Shaw, Jason Palmer, Raynald Colom, entre outros. Integrou várias formações com as quais participa em festivais como Imaxina Sons, Culturgal, Arteria Jazz, Xàbia Jazz, Voll-Damm Jazz Festival de Barcelona, Belgrade Jazz Festival, Festa do Jazz do São Luiz, Festa do Avante, Guimarães Jazz, Estarrejazz, QuebraJazz, Douro Jazz, Festival das Artes de Coimbra e Festival Porta-Jazz.

Membro do large ensemble Coreto Porta-Jazz, colaborou ainda com músicos como Demian Cabaud, Marcos Cavaleiro, André Fernandes, José Pedro Coelho, João Grilo, Mário Santos, Carlos Azevedo, João Mortágua, Iago Fernández, Virxilio da Silva, Félix Barth, Xan Campos, Miguel Blanco, Jorge Rossy, Mike Fletcher, Ohad Talmor, Andrew Rathbun, Albert Bover, Seamus Blake, Dave Liebman.

Docente no Curso Profissional de Jazz da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, assistente convidado na ESMAE e formador externo na Escola Profissional de Música de Espinho, Ricardo Formoso conta com dois registos discográficos em nome próprio: Origens e Implosão (carimbo Porta-Jazz).

ojm.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile