MÚSICOS
João Pedro Brandão Saxofone Soprano e Alto / Flauta
João Pedro Brandão nasceu em 1977. Iniciou os estudos musicais na Escola de Música Óscar da Silva, onde estudou flauta transversal com Luís Carrapa entre 1992 e 1997. Em 1999 teve o seu primeiro contacto com o jazz num combo do pianista Paulo Gomes. Em 2002 iniciou o estudo do saxofone com Mário Santos. Concluiu a licenciatura em Jazz (saxofone) da ESMAE - Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo em 2007. Entre Janeiro e Julho de 2007, estudou no Lemmensinstitut (Bélgica) com Frank Vaganée e Dré Pallemaerts. Finalizou em Maio de 2012 o mestrado em Jazz da ESMAE, tendo estudado composição com Carlos Azevedo e Paulo Perfeito.
Em 2006, com o Sexteto de Jazz da ESMAE, participou na 4ª Festa do Jazz do São Luiz, onde lhe foi atribuído o prémio de Melhor Solista e Melhor Combo. Em 2012 lançou o álbum “Aljamia”, com música composta e arranjada por si para CORETO, grupo de onze músicos que lidera e que atualmente se encontra a preparar o terceiro álbum.
Destacam-se ainda outros projetos na área do jazz: o AP Quinteto, com quem gravou “6e5” editado pela TOAP, e o Lúcia Martinez Quarteto, com quem gravou “Soños e Delírios” editado pela Karonte. Em 2010 fundou a Associação PortaJazz, que tem como objetivo promover o jazz e os seus músicos na cidade do Porto.
É professor de Saxofone (variante Jazz) no Conservatório de Música do Porto. Na Escola de Música Valentim de Carvalho, para além lecionar saxofone, flauta transversal, combo e dirigir a big band dos alunos, coordena o curso de Jazz.