Orquestra Jazz de Matosinhos, Rebecca Martin & Larry Grenadier
Orquestra Jazz de Matosinhos, Rebecca Martin & Larry Grenadier

Ouvir

Sobre

Eventos

Vídeos

Fotografias

Clipping

No mês em que se assinalaram os 25 anos de percurso da Orquestra Jazz de Matosinhos, a big band lançou o seu novo disco, “After Midnight”, com a cantora e compositora norte-americana Rebecca Martin e o baixista Larry Grenadier. “Don't mean a thing at all”, com música e letra de Rebecca Martin e arranjo do pianista Guillermo Klein, foi o single de avanço.


Composto por seis temas originais e cinco standards de jazz, “After Midnight” foi produzido por Pedro Guedes e Rebecca Martin e gravado e misturado por Mário Barreiros no CARA – Centro de Alto Rendimento Artístico, estúdio da OJM na Real Vinícola.


Resultado da amizade e cumplicidade artística criada após o convite feito pela OJM à cantora norte-americana, que no final de 2017 veio ao Porto para um concerto memorável na Casa da Música e acompanhou a big band ao Voll-Damm Festival Internacional de Jazz de Barcelona, “After Midnight” foi gravado no início de 2020 em Matosinhos, sem que ninguém desconfiasse o que ia acontecer ao Mundo. O título reflete o optimismo cauteloso deste lançamento, e o tom da música parece residir no crepúsculo. Vividamente sensível às nuances silenciosas e ao impressionismo delicado das canções de Rebecca Martin, a OJM volta a mostrar o seu potencial e a mestria que a distinguem num percurso com 25 anos e colaborações com Maria Schneider, Kurt Rosenwinkel, Carla Bley, Lee Konitz, Fred Hersch, Joshua Redman e Dee Dee Bridgewater.


“É raro, como cantora, ter a oportunidade de trabalhar e gravar com uma orquestra nos dias de hoje. Foi um grande desafio, com tempo limitado, mas que abracei entusiasticamente”, afirma Rebecca Martin.

Pedro Guedes recorda que “a música original da Rebecca é muito intimista mas o que poderia ter sido um grande desafio, captar essa intimidade num contexto de big band, acabou por ser bastante natural.” O diretor e maestro da OJM lembra: “A Rebecca é uma excelente cantora e compositora e tem uma abordagem muito especial ao cancioneiro americano. Foi essa combinação que me levou a convidá-la para trabalhar connosco.”


Capaz de criar ambientes íntimos e introspectivos, como se as suas canções fossem segredos sussurrados ao ouvido, Rebecca Martin estreou-se na dupla Once Blue, no início dos anos 90, com o compositor vencedor de um Grammy Jesse Harris. Tem vários álbuns a solo aclamados, colaborou com o pianista Guillermo Klein e o baterista Paul Motian, e fez parte do trio vocal Tillery com Becca Stevens e Gretchen Parlato.


A Orquestra Jazz de Matosinhos e Rebecca Martin fazem-se acompanhar do contrabaixista e compositor, Larry Grenadier, marido e habitual parceiro artístico da cantora e um dos nomes mais sonantes do jazz contemporâneo.

Eventos

Vídeos

Fotografias

Clipping

Fechar

PARTILHAR

Digital Product by BondHabits