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Orquestra Jazz de Matosinhos & João Paulo Esteves da Silva

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São canções sem palavras, as composições do pianista João Paulo Esteves da Silva. Mas são canções que se valem da musicalidade da língua portuguesa, de uma enorme criatividade melódica e, mais tarde ou mais cedo, retomam os caminhos imprevistos da improvisação. João Paulo é um improvisador nato, e nesse papel pudemos ouvi-lo ao longo dos anos em concertos a solo intensos e emotivos. Tem também integrado inúmeras formações com as grandes figuras do jazz nacional e trabalha com igual à-vontade no âmbito da música de raiz popular.


O projeto que junta o pianista de Lisboa à formação de Matosinhos nasceu de uma encomenda da Casa da Música, que deu origem aos novos arranjos e a um concerto em 2011. No ano seguinte, o projeto marcou presença no Festival Guimarães Jazz, que se associou à editora Tone Of A Pitch para possibilitar a gravação do álbum “Bela Senão Sem”. Arranjos originais de Carlos Azevedo, Pedro Guedes e do próprio João Paulo sobre temas como “Certeza”, “Bela Senão Sem”, “Tristo" ou “Canção Açoriana”. No piano, João Paulo Esteves da Silva divide os momentos de criação instantânea com os talentosos solistas da OJM.



Entrevista, Julho 2021


Nesta reedição de Bela Senão Sem surgem três novos temas a solo essencialmente improvisados. São músicas mais próximas do registo intimista a que já nos habituaste. De que forma Acampamento, O motor da ternura e Duas Fogueiras vêm completar este álbum?

A ligação entre estas peças e o Bela Senão Sem será, para começar, a da partilha do espaço. São três improvisações realizadas na sala e no piano da OJM, pouco tempo após a instalação da orquestra na Real Vinícola. Improvisei algumas horas de música e, de entre a muita música gravada, aquelas três peças apareceram como uma continuação possível ao repertório da orquestra; para além de ter gostado do efeito de simetria assim criado com a introdução de piano solo ao tema Certeza que abre o disco. Os títulos surgiram a posteriori, por razões poéticas.


Como se cria o espaço para a improvisação num ambiente de orquestra, por norma mais “controlado”?

É só uma questão de querer criar esse espaço. A escrita de Bela Senão Sem é bastante tradicional  no que toca à alternância de momentos totalmente escritos com momentos improvisados, sob a forma de solos instrumentais acompanhados ou não pelos tradicionais “fundos” escritos. Nos concertos com a orquestra, temos, além disso, reservado sempre um momento de improvisação colectiva “total”; na versão anterior do disco aparecia um exemplo destes momentos em forma de “brinde surpresa”; na presente versão essa longa faixa foi substituída pelas três peças de piano solo.

Um pouco por todo o teu trabalho conseguimos identificar a fusão entre o jazz e a música tradicional Portuguesa. Este álbum não é excepção. Podes falar-nos um pouco sobre a relação entre os dois estilos? De que forma os consegues juntar no mesmo universo?

Tenho que confessar que não há qualquer intenção da minha parte em juntar estilos de música, sejam eles quais forem. Acontece que serei fruto dos meus amores musicais e muita da música de que gosto e que me estimula pode ser enquadrada ora no jazz ora na música tradicional (entre muitas outras categorias possíveis). Também reparo na presença desses elementos na música que faço, mas é “malgré moi” que eles lá estão, como será o caso de expressões idiomáticas herdadas da família ou apanhadas no liceu e que aparecem na minha maneira de falar.


“A escrita quer ser música”, diz-nos Mia Couto, mas a tua música também é palavra, conseguimos sentir a sua presença nas melodias que escreves. De que maneira o João Paulo músico é influenciado pelo João Paulo escritor (e vice-versa) no processo de composição?

Há uma relação, uma ponte, entre a língua e a música, entre a escrita da língua e a escrita da música. Consigo afirmar isto porque o sinto como verdade, mas não saberei explicar como a coisa se passa nem por que processos. Daquilo que posso observar, música e linguagem estão sempre presentes e imbricadas uma na outra, mesmo quando uma delas parece ausente. Uma frase da língua precisará sempre duma certa música, uma entoação qualquer que seja, para fazer sentido e uma frase musical por mais pura que seja nunca deixa de ter marcas daquela linguagem que se escondeu no processo de purificação; são às vezes pequenos pormenores, certas acentuações, certos fraseados, respirações que traem a língua materna (ou não) do músico. No meu caso, não me custa admitir as melodias que invento como, quase sempre, canções sem palavras.


Eventos

2021


Outubro


15

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Festival O Jazz Tem Voz | Voz do Operário, Lisboa

São canções sem palavras as composições do pianista. Mas são canções que se valem da musicalidade da língua portuguesa, de uma enorme criatividade melódica e, mais tarde ou mais cedo, retomam os caminhos imprevistos da improvisação. João Paulo é um improvisador nato, e nesse papel pudemos ouvi-lo ao longo dos anos em concertos a solo intensos e emotivos. Tem também integrado inúmeras formações com as grandes figuras do jazz nacional e trabalha com igual à-vontade no âmbito da música de raiz popular. O projecto que junta o pianista de Lisboa à Orquestra Jazz de Matosinhos tem arranjos originais de Carlos Azevedo, Pedro Guedes e do próprio João Paulo sobre temas como “Certeza”, “Bela Senão Sem”, “Tristo" ou “Canção Açoriana”. No piano, João Paulo Esteves da Silva divide os momentos de criação instantânea com os talentosos solistas da OJM.


Após o lançamento de uma edição especial de Bela Senão Sem, que conta com três novas faixas improvisadas pelo pianista no CARA, a Orquestra Jazz de Matosinhos e João Paulo Esteves da Silva sobem novamente ao palco, desta vez no Festival “O Jazz tem Voz!” na Voz do Operário em Lisboa no dia 15 de Outubro.


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2020


Julho


18

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Real Vinícola, Matosinhos

Câmara de Matosinhos e Orquestra Jazz de Matosinhos apresentam:


“Jazz na Real Vinícola”:

Ciclo de Concertos em Julho


A Câmara Municipal de Matosinhos e a Orquestra Jazz de Matosinhos apresentam o ciclo de concertos “Jazz na Real Vinícola”, todos os sábados de Julho. Depois do concerto que marcou o regresso das actividades culturais, a 1 de Junho, a orquestra quer continuar a tocar e apresentar ao vivo os diferentes repertórios que tem trabalhado ao longo de 23 anos de percurso.


No terceiro concerto do ciclo, a OJM reencontra-se com o pianista João Paulos Esteves da Silva para percorrer os temas do projecto comum "Bela Senão Sem". Canções sem palavras mas que se valem da musicalidade da língua portuguesa, de uma enorme criatividade melódica e que encontram também os caminhos imprevistos da improvisação. No piano, João Paulo Esteves da Silva divide os momentos de criação instantânea com os solistas da OJM.


A entrada para estes concertos do ciclo, na praça exterior da Real Vinícola - onde se encontra o estúdio da Orquestra Jazz de Matosinhos -, é de acesso livre, mediante a lotação do espaço e de acordo com as regras da DGS. Poderão levantar a pulseira que dá acesso aos concertos na Câmara de Matosinhos, no Posto de Turismo de Matosinhos e na Casa da Arquitetura, nos três dias que antecedem cada concerto. No dia do concerto, a entrada na Real Vinícola tem de ser feita até meia hora antes do início dos concertos.


Em Julho, há Jazz na Real Vinícola!

Direção musical: Carlos Azevedo

Convidado: João Paulo Esteves da Silva (piano)

Madeiras: João Guimarães, João Pedro Brandão, Mário Santos, José Pedro Coelho, Rui Teixeira

Trompetes: Luís Macedo, Ricardo Formoso, Rogério Ribeiro, Javier Pereiro

Trombones: Daniel Dias, Paulo Perfeito, Álvaro Pinto, Gonçalo Dias

Secção Rítmica: Carlos Azevedo (piano), Nuno Ferreira (guitarra), Demian Cabaud (contrabaixo), Marcos Cavaleiro (bateria)

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2019


Agosto


1

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Casa da Música, Porto

No seu concerto de abertura, o Porto Pianofest convida a Orquestra Jazz de Matosinhos e João Paulo Esteves da Silva, que apresentam um projecto de arranjos originais sobre composições deste pianista de referência do circuito do jazz nacional.


O programa do concerto inclui temas da autoria de João Paulo, com arranjos de Carlos Azevedo “Certeza”, “Bela Senão Sem” e “Moche Salyo Misraim"; Pedro Guedes “Tristo", “Fado Menor” e “Canção Açoriana”; e um sétimo tema, “A Candeia”, escrito e orquestrado pelo próprio pianista, que deram origem ao álbum “Bela Senão Sem”, uma edição TOAP de 2013.


O Porto Pianofest é um festival internacional de piano que junta, em masterclasses e conferências, pianistas de renome a jovens estudantes, oferecendo à cidade uma semana de concertos e recitais por pianistas nacionais e internacionais. Dirigido por Nuno Marques, pianista português radicado em Nova Iorque, propõe-se fomentar o diálogo artístico transatlântico e apresentar a cultura como eixo de promoção da cidade.

Direção Musical: Pedro Guedes

Convidados: João Paulo Esteves da Silva (piano e acordeão)

Música: João Paulo Esteves da Silva

Arranjos: Carlos Azevedo, João Paulo Esteves da Silva, Pedro Guedes

Madeiras: José Luís Rego, João Guimarães, Mário Santos, José Pedro Coelho, Rui Teixeira

Trompete:Luís Macedo, Javier Pereiro, Ricardo Formoso, Rogério Ribeiro

Trombone: Daniel Dias, Álvaro Pinto, Andreia Santos, Gonçalo Dias

Secção Ritmica: Nuno Ferreira (guitarra), João Paulo Esteves da Silva (piano e acordeão), José Carlos Barbosa (contrabaixo), Marcos Cavaleiro (bateria)

2016


Outubro


30

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Festival de Jazz de Belgrado | Belgrado

Após 3 anos de pausa, a Orquestra Jazz de Matosinhos e o pianista e compositor João Paulo Esteves da Silva partilham novamente o palco. Desta vez na Sérvia, onde integram a programação da 32.ª edição do conceituado Festival de Jazz de Belgrado.

O programa do concerto inclui temas da autoria de João Paulo, com arranjos de Carlos Azevedo “Certeza”, “Bela Senão Sem” e “Moche Salyo Misraim"; Pedro Guedes “Tristo", “Fado Menor” e “Canção Açoriana”; e um sétimo tema, “A Candeia”, escrito e orquestrado pelo próprio pianista, que deram origem ao álbum “Bela Senão Sem” uma edição TOAP de 2013.

mais informações em www.bjf.rs

Direção Musical: Pedro Guedes, Carlos Azevedo
Convidados: João Paulo Esteves da Silva (piano e acordeão)

Música: João Paulo Esteves da Silva

Arranjos: Carlos Azevedo, João Paulo Esteves da Silva, Pedro Guedes

Madeiras: José Luís Rego, João Guimarães, Mário Santos, José Pedro Coelho, Rui Teixeira

Trompete: Gileno Santana, Javier Pereiro, Ricardo Formoso, Rogério Ribeiro

Trombone: Daniel Dias, Álvaro Pinto, Andreia Santos, Gonçalo Dias

Secção Rítmica: André Fernandes (guitarra), João Paulo Esteves da Silva (piano e acordeão), Demian Cabaud (contrabaixo), Marcos Cavaleiro (bateria)

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2013


Agosto


15

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Hot Club de Portugal, Lisboa

A Orquestra Jazz de Matosinhos e o pianista e compositor João Paulo Esteves da Silva, reúnem-se uma vez mais para apresentar o projeto que inclui temas da autoria de João Paulo, com arranjos de Carlos Azevedo “Certeza”, “Bela Senão Sem” e “Moche Salyo Misraim"; Pedro Guedes “Tristo", “Fado Menor” e “Canção Açoriana”; e um sétimo tema “A Candeia”, escrito e orquestrado pelo próprio pianista.

(concertos às 22:30 e 00:00)

Convidados: João Paulo Esteves da Silva (piano e acordeão)

Direção Musical: Carlos Azevedo, Pedro Guedes

Música: João Paulo Esteves da Silva

Arranjos: Carlos Azevedo, João Paulo Esteves da Silva, Pedro Guedes

Madeiras: José Luís Rego, João Pedro Brandão, Mário Santos, Manuel Marques, Rui Teixeira

Trompete: Gileno Santana, Javier Pereiro, Susana Santos Silva , Rogério Ribeiro

Trombone: Daniel Dias, Álvaro Pinto, Andreia Santos, Gonçalo Dias

Secção Rítmica: Nuno Ferreira (guitarra), João Paulo Esteves da Silva (piano e acordeão), Nelson Cascais (contrabaixo), André Sousa Machado (bateria)

2013


Agosto


10

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Mosteiro da Batalha, Batalha

A Orquestra Jazz de Matosinhos e o pianista e compositor João Paulo Esteves da Silva reúnem-se uma vez mais para apresentar o projeto que inclui temas da autoria de João Paulo, com arranjos de Carlos Azevedo - “Certeza”, “Bela Senão Sem” e “Moche Salyo Misraim" -, Pedro Guedes “Tristo", “Fado Menor” e “Canção Açoriana” -, e um sétimo tema, “A Candeia”, escrito e orquestrado pelo próprio pianista.

Este concerto integra o ciclo musical Concertos em Rede_Música nos Mosteiros, uma iniciativa da Direção-Geral do Património Cultural. A entrada é livre.

Convidados: João Paulo Esteves da Silva (piano e acordeão)

Direção Musical: Carlos Azevedo, Pedro Guedes

Música: João Paulo Esteves da Silva

Arranjos: Carlos Azevedo, João Paulo Esteves da Silva, Pedro Guedes

Madeiras: José Luís Rego, João Pedro Brandão, Mário Santos, Manuel Marques, Rui Teixeira

Trompete: Gileno Santana, Javier Pereiro, Susana Santos Silva , Rogério Ribeiro

Trombone: Daniel Dias, Álvaro Pinto, Andreia Santos, Gonçalo Dias

Secção Rítmica: Nuno Ferreira (guitarra), João Paulo Esteves da Silva (piano e acordeão), Nelson Cascais (contrabaixo), André Sousa Machado (bateria)

2013


Julho


27

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Mosteiro de Alcobaça, Alcobaça

A Orquestra Jazz de Matosinhos e o pianista e compositor João Paulo Esteves da Silva reúnem-se uma vez mais para apresentar o projeto que inclui temas da autoria de João Paulo, com arranjos de Carlos Azevedo - “Certeza”, “Bela Senão Sem” e “Moche Salyo Misraim" -, Pedro Guedes “Tristo", “Fado Menor” e “Canção Açoriana” -, e um sétimo tema, “A Candeia”, escrito e orquestrado pelo próprio pianista.

Este concerto integra o ciclo musical Concertos em Rede_Música nos Mosteiros, uma iniciativa da Direção-Geral do Património Cultural. A entrada é livre.

Convidados: João Paulo Esteves da Silva (piano e acordeão)

Direção Musical: Carlos Azevedo, Pedro Guedes

Música: João Paulo Esteves da Silva

Arranjos: Carlos Azevedo, João Paulo Esteves da Silva, Pedro Guedes

Madeiras: José Luís Rego, João Pedro Brandão, Mário Santos, Manuel Marques, Rui Teixeira

Trompete: Gileno Santana, Javier Pereiro, Susana Santos Silva , Rogério Ribeiro

Trombone: Daniel Dias, Álvaro Pinto, Andreia Santos, Gonçalo Dias

Secção Rítmica: Nuno Ferreira (guitarra), João Paulo Esteves da Silva (piano e acordeão), Nelson Cascais (contrabaixo), André Sousa Machado (bateria)

2013


Julho


6

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Convento de Cristo, Tomar

A Orquestra Jazz de Matosinhos e o pianista e compositor João Paulo Esteves da Silva reúnem-se uma vez mais para apresentar o projeto que inclui temas da autoria de João Paulo, com arranjos de Carlos Azevedo - “Certeza”, “Bela Senão Sem” e “Moche Salyo Misraim" -, Pedro Guedes “Tristo", “Fado Menor” e “Canção Açoriana” -, e um sétimo tema, “A Candeia”, escrito e orquestrado pelo próprio pianista.

Este concerto integra o ciclo musical Concertos em Rede_Música nos Mosteiros, uma iniciativa da Direção-Geral do Património Cultural. A entrada é livre.

Convidados: João Paulo Esteves da Silva (piano e acordeão)

Direção Musical: Carlos Azevedo, Pedro Guedes

Música: João Paulo Esteves da Silva

Arranjos: Carlos Azevedo, João Paulo Esteves da Silva, Pedro Guedes

Madeiras: José Luís Rego, João Pedro Brandão, Mário Santos, Manuel Marques, Rui Teixeira

Trompete: Gileno Santana, Javier Pereiro, Susana Santos Silva , Rogério Ribeiro

Trombone: Daniel Dias, Álvaro Pinto, Andreia Santos, Gonçalo Dias

Secção Rítmica: Nuno Ferreira (guitarra), João Paulo Esteves da Silva (piano e acordeão), Nelson Cascais (contrabaixo), André Sousa Machado (bateria)

2013


Março


7

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Culturgest, Lisboa


O já amplo conjunto de obras para big band encomendadas pela Orquestra Jazz de Matosinhos foi reforçado com seis músicas da autoria do pianista e compositor João Paulo Esteves da Silva.

O programa do concerto inclui temas da autoria de João Paulo, com arranjos de Carlos Azevedo “Certeza”, “Bela Senão Sem” e “Moche Salyo Misraim"; Pedro Guedes “Tristo", “Fado Menor” e “Canção Açoriana”; e um sétimo tema, “A Candeia”, escrito e orquestrado pelo próprio pianista.

Direção Musical: Carlos Azevedo, Pedro Guedes
Convidados: João Paulo Esteves da Silva (piano e acordeão)

Música: João Paulo Esteves da Silva

Arranjos: Carlos Azevedo, João Paulo Esteves da Silva, Pedro Guedes

Madeiras: José Luís Rego, João Pedro Brandão, Mário Santos, Manuel Marques, Rui Teixeira

Trompete: Gileno Santana, Javier Pereiro, Susana Santos Silva , Rogério Ribeiro

Trombone: Daniel Dias, Álvaro Pinto, Andreia Santos, Gonçalo Dias

Secção Rítmica: Nuno Ferreira (guitarra), João Paulo Esteves da Silva (piano e acordeão), Nelson Cascais (contrabaixo), André Sousa Machado (bateria)

2012


Novembro


15

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Centro Cultural Vila Flor, Guimarães

A sétima edição do projeto de colaboração entre a editora TOAP e o Guimarães Jazz propõe, este ano, um trabalho conjunto entre o músico João Paulo Esteves da Silva e a Orquestra Jazz de Matosinhos, que irá interpretar composições da autoria do mencionado pianista e compositor.

Como habitualmente, o concerto será gravado e posteriormente editado em formato discográfico.

O programa do concerto inclui temas da autoria de João Paulo Esteves da Silva, com arranjos de Carlos Azevedo - “Certeza”, “Bela Senão Sem” e “Moche Salyo Miariam” -, de Pedro Guedes - “Tristo", “Fado Menor” e “Canção Açoriana” -, e um sétimo tema, “A Candeia”, escrito e orquestrado pelo próprio pianista.

Direção Musical: Carlos Azevedo, Pedro Guedes

Convidados: João Paulo Esteves da Silva (piano e acordeão)

Música: João Paulo Esteves da Silva

Arranjos: Carlos Azevedo, João Paulo Esteves da Silva, Pedro Guedes

Madeiras: José Luís Rego, João Pedro Brandão, Mário Santos, Manuel Marques, Rui Teixeira

Trompete: Gileno Santana, Rogério Ribeiro, Susana Santos Silva , José Silva

Trombone: Daniel Dias, Álvaro Pinto, Andreia Santos, Gonçalo Dias

Secção Rítmica: Nuno Ferreira (guitarra), João Paulo Esteves da Silva (piano e acordeão), Nelson Cascais (contrabaixo), André Sousa Machado (bateria)

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2011


Fevereiro


5

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Casa da Música (Sala Suggia), Porto

João Paulo Esteves da Silva é uma das figuras mais originais da música portuguesa. Improvisador talentoso em qualquer contexto, não deixa de recorrer frequentemente a melodias e ritmos que estão impregnados nas correntes mais profundas da nossa música tradicional. A Orquestra Jazz de Matosinhos regressa assim à sala suggia com um solista nacional de exceção, num concerto que inclui composições originais de João Paulo com arranjos do próprio e também de Pedro Guedes e Carlos Azevedo.

Convidados: João Paulo Esteves da Silva (piano e acordeão)

Direção Musical: Carlos Azevedo, Pedro Guedes

Música: João Paulo Esteves da Silva

Arranjos: Carlos Azevedo, João Paulo Esteves da Silva, Pedro Guedes

Madeiras: José Luís Rego, João Pedro Brandão, Mário Santos, José Pedro Coelho, Rui Teixeira

Trompete: Gileno Santana, Rogério Ribeiro, Susana Santos Silva , José Silva

Trombone: Paulo Perfeito, Daniel Dias, Álvaro Pinto, Gonçalo Dias

Secção Rítmica: André Fernandes (guitarra), João Paulo Esteves da Silva (piano e acordeão), Demian Cabaud (contrabaixo), Marcos Cavaleiro (bateria)

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OJM & João Paulo Esteves da Silva, Guimarães Jazz, Centro Cultural Vila Flor 2012
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OJM & João Paulo Esteves da Silva, Guimarães Jazz, Centro Cultural Vila Flor 2012
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OJM & João Paulo Esteves da Silva, Guimarães Jazz, Centro Cultural Vila Flor 2012
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OJM & João Paulo Esteves da Silva, Guimarães Jazz, Centro Cultural Vila Flor 2012
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OJM & João Paulo Esteves da Silva, Guimarães Jazz, Centro Cultural Vila Flor 2012
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OJM & João Paulo Esteves da Silva, Guimarães Jazz, Centro Cultural Vila Flor 2012
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OJM & João Paulo Esteves da Silva, Guimarães Jazz, Centro Cultural Vila Flor 2012
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OJM & João Paulo Esteves da Silva, Guimarães Jazz, Centro Cultural Vila Flor 2012
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OJM & João Paulo Esteves da Silva, Guimarães Jazz, Centro Cultural Vila Flor 2012
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OJM & João Paulo Esteves da Silva, Guimarães Jazz, Centro Cultural Vila Flor 2012
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OJM & João Paulo Esteves da Silva, Guimarães Jazz, Centro Cultural Vila Flor 2012
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OJM & João Paulo Esteves da Silva, Guimarães Jazz, Centro Cultural Vila Flor 2012
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OJM & João Paulo Esteves da Silva, Guimarães Jazz, Centro Cultural Vila Flor 2012
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OJM & João Paulo Esteves da Silva, Guimarães Jazz, Centro Cultural Vila Flor 2012
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OJM & João Paulo Esteves da Silva, Guimarães Jazz, Centro Cultural Vila Flor 2012
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OJM & João Paulo Esteves da Silva_Festival de Jazz de Belgrado, 2016_©Stanislav Miloikovic
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OJM & João Paulo Esteves da Silva_Festival de Jazz de Belgrado, 2016_©Stanislav Miloikovic
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OJM & João Paulo Esteves da Silva_Festival de Jazz de Belgrado, 2016_©Stanislav Miloikovic
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OJM & João Paulo Esteves da Silva_Festival de Jazz de Belgrado, 2016_©Stanislav Miloikovic
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OJM & João Paulo Esteves da Silva_Festival de Jazz de Belgrado, 2016_©Stanislav Miloikovic
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