About
Events
Videos
Photos
Clipping
O Jazz na Real Vinícola está de regresso para a 5.ª edição.
A Orquestra Jazz de Matosinhos é a grande anfitriã da série de concertos de entrada gratuita que ocupa o quarteirão da Real Vinícola de Matosinhos durante o mês de Junho. Uma oportunidade para ouvir música completamente nova da pena de alguns dos mais surpreendentes nomes da composição contemporânea no universo do jazz, recordar temas do pianista e compositor Carlos Azevedo que moldaram a identidade sonora da OJM, sob a direcção do próprio, e testemunhar o desafio colocado ao arrojado trompetista Peter Evans para percorrer temas dos discos lendários do jazz, Miles Ahead e Porgy and Bess da dupla Miles Davis-Gil Evans.
Dia 15 de junho, às 18h00, a big band vai estrear temas de seis das mais singulares e surpreendentes compositoras contemporâneas no universo do jazz. Vindas dos mais diversos contextos e geografias, Eve Risser (França), Kaja Draksler (Eslovénia), Susana Santos Silva (Portugal), Mariana Dionísio (Portugal), Fuensanta Mendez (México) e Sara Serpa (Portugal) escreveram para a OJM e o resultado é “Today is the Question! – Compositoras do Nosso Tempo”, sob direção musical de João Pedro Brandão.
A 22 de junho, às 15h00, será apresentado o disco “Farol: Música de Carlos Azevedo”, gravado pela Orquestra Jazz de Matosinhos & Chris Cheek, sob direcção musical de Pedro Guedes. Ao vivo, a big band dará a conhecer as composições de Carlos Azevedo, que irá dirigir o concerto, mas também dois temas de Carlos Bica e Fred Hersch.
No último concerto do “Jazz na Real Vinícola”, dia 29 de junho, “Miles Ahead e Porgy & Bess: OJM & Peter Evans”, às 18h00. Com direção de Pedro Guedes, este concerto é uma homenagem a Miles Davis e a dois dos mais importantes discos da história do Jazz, “Miles Ahead” e “Porgy & Bess”. Em palco, a big band vai contar com o trompetista norte-americano Peter Evans, referência do free jazz que aqui é desafiado a entrar num novo contexto.
Os concertos realizam-se na praça exterior da Real Vinícola, sempre que as condições meteorológicas o permitam. O acesso é livre, mediante a lotação do espaço.
Events
Vídeos
Photos
Clipping
CLOSE
PARTILHAR