Image
Jazz In The Space Age - George Russell

Listen

About

Events

Videos

Clipping

On October 4th, 1957, the Soviet Union launched Sputnik, the first object placed by humanity in orbit around a celestial body, thus inaugurating the era of the space race. Inevitably, composers were also inspired by the new adventurous spirit that this era seemed to contain. In 1960, George Russell and a group of jazz stars recorded Jazz in the Space Age, a historic record already featuring some ideas from the composer's revolutionary Lydian Chromatic Concept of Tonal Organization. But what does this music do anyway? Everything. It gravitates. It draws us in, it pushes us away. It allows us to wander around, perhaps looking at this nearby planet, intersecting with a star, perhaps deviating from a meteorite at high speed. Russell wrote the score for Jazz In the Space Age and intentionally left a space open for free improvisation - he fixed the satellites in orbits and the imagination of his celestial bodies did the rest. He brought the universe with all its possibilities and mysteries into the music. A cosmos that could seem infinite to us, just like music. Sixty years later we allow ourselves to gravitate to this score, today with other celestial bodies that gaze upon this music through its unique cosmic dust.


Text: Liliana Marinho


---


Bandcamp (Download / Streaming)

Video (Side A)

Video (Side B)


---

Events

2021


July


3

|

Jazz na Real Vinícola | Praça Real Vínicola, Matosinhos

Câmara de Matosinhos e Orquestra Jazz de Matosinhos apresentam:

“Jazz na Real Vinícola”: 2.ª edição


ADIADO PARA DATA A ANUNCIAR

Mediante indicação da Autoridade de Saúde Regional do Norte.


Jazz in the Space Age 
com João Paulo Esteves da Silva e José Diogo Martins


Apresentar um concerto com música que foi tocada apenas uma vez numa gravação de um disco dos anos 60, sem uma única partitura para analisar, repleta de momentos que parecem improvisados, pode parecer uma loucura? Não parece, é mesmo. Em 2019, a Orquestra tocou uma das poucas gravações com a música de Jazz in the Space Age, do revolucionário George Russell, compositor que influenciaria figuras como Miles Davis, John Coltrane e Ornette Coleman. A tarefa de transcrever os temas da obra-prima de Russell foi entregue a Telmo Marques que criou as bases para esta viagem cósmica. Mas a música no papel não acontece, ela só vive cá fora, por isso regressamos a esta viagem na companhia do João Paulo Esteves da Silva e do José Diogo Martins que vão estar ao piano a guiar-nos por esses universos fora.  


OUTROS CONCERTOS JAZZ NA REAL VINÍCOLA

20 Junho - Viagem ao Jazz Português: Compositores

26 Junho (adiado de 12 de Junho) - Orquestra Jazz de Matosinhos & Manel Cruz

27 Junho - Orquestra Jazz de Matosinhos & Mário Laginha


Convidar alguém para vir a nossa casa, partilhar o palco, escolher este ou aquele repertório, nasce sobretudo de um lugar de fascínio pelas coisas. Por cá temos uma longa lista de projectos que vão acontecendo movidos por esta força irresistível e à qual não conseguimos (nem queremos) escapar. 

Abrimos as portas da Real Vinícola para o reencontro com o mundo tão singular do Manel Cruz, mas também para o primeiro concerto completamente dedicado à música do Mário Laginha, contando claro com a presença do próprio no palco como solista. Temos ainda vontade de revisitar o universo de compositores portugueses que se dedicam à escrita para big band, regressar às partituras que nos tocam (e que já fazem parte da nossa história), mas também trazer duas peças novas encomendadas especialmente para esta ocasião. Porque esta é uma roda que nunca queremos que pare de girar. E se falamos de objectos do nosso fascínio não nos podemos esquecer dos discos… Ah, os discos sempre. Uns que nos marcam eternamente, outros que atravessam gerações, e aqueles que abrem caminhos - os nossos e os do mundo. Um deles é o Jazz in the Space Age, do revolucionário George Russel - por isso revisitamos uma vez mais o histórico álbum, na boa companhia do João Paulo Esteves da Silva e do José Diogo Martins ao piano.

A 2.ª edição do Jazz na Real Vinícola está já aí, deixamos a porta de casa aberta. Vemo-nos por lá.


Os concertos realizam-se na zona exterior da Real Vinícola, sempre que as condições meteorológicas o permitam. O acesso é livre, mediante a lotação do espaço e de acordo com as regras da DGS. Os interessados podem levantar a pulseira que dá acesso aos concertos na Câmara de Matosinhos, nos três dias que antecedem cada concerto, entre as 9h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 17h30. No dia do concerto, a entrada na Real Vinícola tem de ser feita até meia hora antes do início dos concertos.


Há Jazz na Real Vinícola!

Image
2019


November


30

|

Casa da Música (Sala Suggia), Porto

Jazz in the Space Age - Música de George Russell


George Russell desenvolveu a primeira teoria musical nascida das entranhas do jazz. Criou uma nova abordagem à criação que foi revolucionária e mudou o percurso de figuras como Miles Davis, John Coltrane e Ornette Coleman – o famoso disco Kind of Blue de Miles e todo o jazz modal não teria existido sem as ideias de Russell. As suas obras‑primas Jazz in the Space Age e All About Rosie foram dois grandes exemplos práticos desses conceitos que abriam um novo mundo de sonoridades para o jazz. Neste projecto, a Orquestra Jazz de Matosinhos celebra o legado de Russell e a sua música que continua a soar moderna, contando com a parceria de dois grandes solistas.


Direção musical: Pedro Guedes

Piano: João Paulo Esteves da Silva - Convidado

Piano: José Diogo Martins - Convidado

Saxofone tenor: Andy Sheppard - Convidado

Madeiras: José Luís Rego, João Pedro Brandão, Mário Santos, José Pedro Coelho, Rui Teixeira

Trompetes: Luís Macedo, Ricardo Formoso, Rogério Ribeiro, Javier Pereiro

Trombones: Daniel Dias, Álvaro Pinto, Andreia Santos, Gonçalo Dias

Secção Rítmica: Carlos Azevedo (piano), Eurico Costa (guitarra), Damien Cabaud (contrabaixo), Marcos Cavaleiro (bateria)

Vídeos

Clipping

Image
Image
Image
Image

CLOSE

PARTILHAR