01 -Jazz na Real Vinícola

About

Events

Videos

Photos

Clipping

Câmara Municipal de Matosinhos e Orquestra Jazz de Matosinhos apresentam:

JAZZ NA REAL VINÍCOLA


Em Junho há Jazz na Real Vinícola. A Orquestra Jazz de Matosinhos é a anfitriã de três concertos de entrada livre que reflectem o ecletismo e arrojo da big band e algumas das suas parcerias mais frutíferas. São os três últimos sábados do mês, ao entardecer, no Espaço Álvaro Siza da Casa da Arquitectura: 

14 de Junho traz-nos o lirismo da música de Perico Sambeat, na estreia de Boreal, disco conjunto com a OJM; 21 de Junho, uma tarde com a vizinha Casa da Arquitectura, numa visita guiada à exposição “O que faz falta” e uma conversa com João Moreira dos Santos no CARA sobre a história das big bands em Portugal, a desaguar num concerto dedicado à música escrita para esta formação, que inclui a estreia de duas peças; para terminar em beleza, 28 de Junho, dá palco ao ansiado reencontro com Antonio Loureiro, compositor e multi-instrumentista brasileiro em verdadeira ascensão. 



14 de Junho

Boreal: Perico Sambeat & Orquestra Jazz de Matosinhos


Boreal (CARA, Maio 2025) marca o reencontro da Orquestra Jazz de Matosinhos com Perico Sambeat - talentoso saxofonista de forte expressão internacional - na tripla condição de compositor, director musical e solista. 

Depois de um primeiro encontro com Sambeat há mais de quinze anos, num concerto dedicado ao jazz espanhol na Casa da Música e uma investida em conjunto no universo de Ornette Coleman em 2021, a big band matosinhense debruça-se agora por completo no imaginário musical desta referência do jazz contemporâneo.

Este disco de raiz ibérica, que se estreia agora em concerto, fica fortemente marcado pela elegância da escrita de Sambeat, de harmonias densas e repletas de lirismo, no contexto de um grande ensemble de jazz habituado a um alargadíssimo espectro artístico. 


21 de Junho

O que faz falta: arquitectura e jazz português em democracia


Uma homenagem e uma reflexão sobre as portas que abril abriu na cultura, “O que faz falta” é o mote para uma tarde no quarteirão da Real Vinícola, num percurso que se traça entre as vizinhas Casa da Arquitectura e Orquestra Jazz de Matosinhos. O primeiro momento é às 15:30, com uma visita guiada à exposição da Casa da Arquitectura “O que faz falta." 50 anos de arquitectura portuguesa em democracia”, que propõe uma leitura panorâmica da produção arquitectónica entre a Revolução de Abril de 1974 e os dias de hoje, conduzida pelos seus curadores Jorge Figueira e Ana Neiva. Pelas 17:00, João Moreira dos Santos, investigador de jazz, escritor e autor do programa radiofónico “Jazz a 2”, conversa com os curadores da exposição, no CARA, sobre a história da escrita para big band em Portugal, pós-25 de abril. E o dia termina, como não poderia deixar de ser, com um concerto às 18:30, dirigido por Pedro Guedes, fundador e director artístico da OJM, dedicado à música portuguesa escrita especialmente para orquestra de jazz nas últimas décadas, com a estreia de duas encomendas. 



28 de Junho

Pelas Águas: Antonio Loureiro & Orquestra Jazz de Matosinhos


O compositor e multi-instrumentista brasileiro Antonio Loureiro, estrela em ascensão não só no universo da música brasileira, mas também na cena mundial, volta a partilhar o palco com a Orquestra Jazz de Matosinhos. Abrangendo um leque tremendo de influências que vão da MPB ao jazz, do rock progressivo à improvisação livre ou até às partituras contemporâneas de tradição erudita, a música de Antonio Loureiro tem fascinado plateias do mundo inteiro. Para este encontro, Antonio Loureiro traz na bagagem um repertório que evoca toda a sua diversidade criativa, com arranjos para big band assinados por Guillermo Klein, Rafael Martini, Carlos Azevedo,  Daniel Bernardes, Catarina Ribeiro, Samuel Gapp e o próprio Antonio Loureiro. O concerto tem direcção musical de José Pedro Coelho. 



Todos os concertos são no Espaço Álvaro Siza da Casa da Arquitectura, às 18:30 e de entrada livre, limitada à lotação do espaço.


Events

Vídeos

Photos

Clipping

CLOSE

PARTILHAR

ojm.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile