Câmara de Matosinhos e Orquestra Jazz de Matosinhos apresentam:
“Jazz na Real Vinícola”: 2.ª edição
Domingo, 27 Junho, 18h / Praça Exterior Real Vinícola
Orquestra Jazz de Matosinhos & Mário Laginha
Se há uns que dizem que tudo acontece quando tem de acontecer, há também encontros que sabemos serem impossíveis de evitar. Podíamos estar a fazer uma referência a muitas coisas das nossas vidas, mas estamos a falar sobre o Mário Laginha e a Orquestra Jazz de Matosinhos.
Se é verdade que o Mário já tocou como solista com a OJM, esta é a primeira vez que partilha o palco na tripla condição de solista, compositor e arranjador. Um concerto que é a vontade de nos deixarmos levar pelos amores e paixões do pianista, materializadas na música criada pelo duo único com a Maria João e em temas inspirados numa figura que, tantos séculos volvidos, continua a suscitar o fascínio e admiração do compositor mas também de tantos outros músicos: Johann Sebastian Bach. Tudo isto arranjado para big band, claro. Por cá vos esperamos na companhia do Mário Laginha, domingo, 27 de Junho, às 18h na Real Vinícola.
OUTROS CONCERTOS CICLO "JAZZ NA REAL VINÍCOLA":
20 Junho - Viagem ao Jazz Português: Compositores
26 Junho (adiado de 12 Junho) - Orquestra Jazz de Matosinhos & Manel Cruz
03 Julho - Jazz in the Space Age com João Paulo Esteves da Silva e José Diogo Martins
Convidar alguém para vir a nossa casa, partilhar o palco, escolher este ou aquele repertório, nasce sobretudo de um lugar de fascínio pelas coisas. Por cá temos uma longa lista de projectos que vão acontecendo movidos por esta força irresistível e à qual não conseguimos (nem queremos) escapar.
Abrimos as portas da Real Vinícola para o reencontro com o mundo tão singular do Manel Cruz, mas também para o primeiro concerto completamente dedicado à música do Mário Laginha, contando claro com a presença do próprio no palco como solista. Temos ainda vontade de revisitar o universo de compositores portugueses que se dedicam à escrita para big band, regressar às partituras que nos tocam (e que já fazem parte da nossa história), mas também trazer duas peças novas encomendadas especialmente para esta ocasião. Porque esta é uma roda que nunca queremos que pare de girar. E se falamos de objectos do nosso fascínio não nos podemos esquecer dos discos… Ah, os discos sempre. Uns que nos marcam eternamente, outros que atravessam gerações, e aqueles que abrem caminhos - os nossos e os do mundo. Um deles é o Jazz in the Space Age, do revolucionário George Russel - por isso revisitamos uma vez mais o histórico álbum, na boa companhia do João Paulo Esteves da Silva e do José Diogo Martins ao piano.
A 2.ª edição do Jazz na Real Vinícola está já aí, deixamos a porta de casa aberta. Vemo-nos por lá.
Os concertos realizam-se na zona exterior da Real Vinícola, sempre que as condições meteorológicas o permitam. O acesso é livre, mediante a lotação do espaço e de acordo com as regras da DGS. Os interessados podem levantar a pulseira que dá acesso aos concertos na Câmara de Matosinhos, nos três dias que antecedem cada concerto, entre as 9h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 17h30. No dia do concerto, a entrada na Real Vinícola tem de ser feita até meia hora antes do início dos concertos.
Há Jazz na Real Vinícola!