-

Filtros

TODOS
OJM
CARA
PROGRAMA EDUCATIVO
2007
15

Dezembro

  ·  

22:00
Orquestra Jazz de Matosinhos & Dee Dee Bridgewater
Casa da Música (Sala Suggia), Porto

Neste concerto, Dee Dee Bridgewater regressa à situação de performance vocal à frente de uma big band, cuja sua primeira grande experiência ocorreu no início dos anos 70 enquanto vocalista principal da Orquestra de Thad Jones/Mel Lewis.


Com um estilo jazzístico próprio, Dee Dee Bridgewater invoca sinais da frescura e do scat swingado de uma Ella Fitzgerald, ecos do calor e dramatismo de uma Sarah Vaughan e mesmo assomos da exigência e modernidade de uma Betty Carter. E em estreita colaboração com a Orquestra de Jazz de Matosinhos, será apresentado um repertório clássico que indo de “Shiny Stockings” ou “Cherokee" até “Oh Lady Be Good” ou “Cottontail”, passará ainda (entre outras) por “Polka Dots & Moonbeams”, “Undecided” ou “Let the Good Times Roll”. É também uma bela ocasião para recordar arranjos de autores de referência, como Frank Foster, Slide Hampton ou Cecil Bridgewater.


Este concerto conta ainda com a participação do guitarrista português Afonso Pais.

Convidados: Dee Dee Bridgewater (voz), Afonso Pais (guitarra)

Direção Musical: Pedro Guedes

Música: Charlie Shavers, Sid Robin, Duke Ellington, Sid Kuller, Frank Foster, George Gershwin, Jimmy Van Heusen, Johnny Burke, Leonard Lee, Cherley Goodman, Ray Charles, Ray Nobel, Richard Rodgers | Lorenz Hart, Sam Coslow, Thad Jones, Walter Gross, Jack Lawrence

Arranjos: Cecil Bridgewater, Carlos Azevedo, Frank Foster, Onzy Matthews, Slide Hampton

Madeiras: José Luís Rego, João Pedro Brandão, Mário Santos, José Pedro Coelho, Rui Teixeira

Trompete: Erick Poirier, Rogério Ribeiro, Miguel Gonçalves, José Silva

Trombone: Michaël Joussein, Daniel Dias, Álvaro Pinto, Gonçalo Dias

Secção Rítmica: Afonso Pais (guitarra), Carlos Azevedo (piano), Demian Cabaud (contrabaixo), Marcos Cavaleiro (bateria)

26

Junho

  ·  

21:00
Orquestra Jazz de Matosinhos & Chris Cheek
Jazz Gallery, Nova Iorque

No ano em que comemoramos uma década de existência, a Orquestra Jazz de Matosinhos desloca-se aos EUA com estreia na grande capital do jazz, Nova Iorque. Volta a pisar o palco com o notável saxofonista Chris Cheek, para dois concertos na reconhecida Jazz Gallery, uma sala de espectáculos que surgiu em plena Manhattan em 1995 e que desde então funciona como um centro internacional de cultura. 


Neste concertos será apresentado o mais recente álbum que nasce da colaboração iniciada em 2005 entre estes dois nomes do jazz “Orquestra Jazz de Matosinhos invites Chris Cheek”, e que reflete o estilo de composição dos dois directores da orquestra, os compositores Carlos Azevedo e Pedro Guedes, privilegiando as obras elaboradas de raiz para saxofone e orquestra, onde este saxofonista norte-americano abrilhanta os solos destas composições originais com o seu talento natural para o improviso, complementando cada peça como se já fizesse há muito parte da orquestra.

Direcção Musical: Carlos Azevedo e Pedro Guedes

Convidados: Chris Cheek (saxofone tenor)

Música: Carlos Azevedo e Pedro Guedes

Madeiras: Eric Rasmussen, João Guimarães, Mário Santos, José Pedro Coelho, Rui Teixeira

Trompetes: Nick Marchione, Erick Poirier, Rogério Ribeiro, Susana Santos Silva, José Silva

Trombones: Michaël Joussein, Daniel Dias, Álvaro Pinto, Gonçalo Dias

Secção Rítmica: André Fernandes (guitarra), Carlos Azevedo (piano), Demian Cabaud (contrabaixo), Dan Weiss (bateria)

ojm.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile