Image
Orquestra Jazz de Matosinhos & Quarteto de Cordas Matosinhos

Eventos

Clipping

Eventos

2017


maio


1

|

Casa da Música, Porto

The strings, the springs, among other things…

(Encomenda Câmara Municipal de Matosinhos)

Carlos Guedes


The strings, the springs, among other things é a minha segunda incursão na escrita para big band explorando linguagens harmónicas híbridas que permitem entrar e sair do Jazz como linguagem típica da escrita para big band. A base harmónica da peça é uma progressão de acordes contendo a mesma nota em comum e que podem ser tratados ora como sonoridades não tonais e desenvolvidas com base nas suas sonoridades intervalares ora como harmonias num contexto funcional. Estes acordes são por isso pontos do contacto com dois mundos distintos com realidades musicais diferentes. O quarteto de cordas integra a formação instrumental de uma forma indissociável, permitindo não só uma extensão do registo da música mas também uma afirmação mais convincente dos mundos não tonais que são acedidos e explorados. The strings, the springs, among other things, foi uma encomenda da Câmara Municipal de Matosinhos para a Orquestra Jazz de Matosinhos e o Quarteto de Cordas de Matosinhos, estreada em 2011 no 15º Festival de Jazz desta cidade. (Carlos Guedes)

2011


maio


12

|

Exponor, Matosinhos

Para assinalar a 15ª edição do Festival Matosinhos em Jazz, a Câmara Municipal de Matosinhos lançou o desafio à Orquestra de Jazz de Matosinhos e ao Quarteto de Cordas de Matosinhos e a dois compositores, Carlos Azevedo e Carlos Guedes para uma peça a estrear neste festival, onde o jazz e a música clássica se tocam e fundem de uma forma ímpar e inédita, possibilitando o encontro, no mesmo palco, de dois grupos com linguagens tão diferentes como o Quarteto de Cordas de Matosinhos e Orquestra Jazz de Matosinhos, e o resultado não podia ter sido melhor.


Criada em 1999 com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, a Orquestra Jazz de Matosinhos, tem vindo a afirmar-se como uma das formações mais dinâmicas do jazz português actual. Realizando espectáculos com continuidade, a nível nacional e internacional, tem consolidado o seu crescimento e fomentado a sua internacionalização.


Apostando na diversificação da oferta cultural, a Câmara Municipal criou, em 2007, mais uma formação musical, o Quarteto de Cordas de Matosinhos, constituído por Vitor Vieira e Juan Maggiorani (violinos), Jorge Alves (viola) e Marco Pereira (violoncelo). Actualmente o Quarteto vem desenvolvendo uma série de projectos inéditos no país, onde para além de integrais, dos quartetos de Haydn, Mozart e Mendelssohn, assume especial importância a encomenda e estreia de obras de compositores portugueses.


O apoio continuado a estas duas formações musicais por parte da autarquia tem-lhes permitido a concretização de um conjunto de objectivos como a criação de novos repertórios, mantendo o investimento em investigação; a sua internacionalização; o desenvolvimento de projectos de cruzamento com grandes nomes da música, através de concertos, gravações e edições, o que tem permitido consolidar a aposta cultural do concelho.

Clipping

Image

Fechar

PARTILHAR