Image
OFM - Orquestra de Famílias de Matosinhos

Sobre

Eventos

Vídeos

A OFM - Orquestra de Famílias de Matosinhos é um projecto inclusivo e multidisciplinar,  uma orquestra informal de pais e filhos, tios e avós, que abre as actividades formativas do Programa Educativo realizadas nas escolas a um público mais vasto.

A Orquestra de Famílias de Matosinhos tem vindo a desenvolver um trabalho regular desde Setembro de 2018 e conta atualmente com cerca de 30 famílias e 85 elementos de todas as idades fomentando os laços familiares através do desenvolvimento de capacidades criativas musicais e das artes multidisciplinares em grupo e individualmente. Em cada sessão faz-se de tudo um pouco: cantar, tocar, fazer ritmo com o corpo, escrever letras, improvisar... Alguns elementos fazem-se acompanhar de instrumentos guardados em casa, com os quais aprendem outras formas de tocar e criar música em conjunto.

Eventos

2019


dezembro


21

|

Mercado de Matosinhos, Matosinhos

Orquestra de Famílias no Mercado

Entrada Livre


A Orquestra de Famílias de Matosinhos volta a apresentar-se fora de portas. O Mercado Municipal de Matosinhos, um dos espaços mais emblemáticos da cidade, vai ser palco de um espectáculo inclusivo onde o som ambiente, os pregões e a sinfonia dos utensílios das bancas serão o centro de todas as atenções. Além dos temas criados com e para este espaço, o concerto vai incluir ainda algumas composições originais da Orquestra de Famílias de Matosinhos.


Recorde-se que a OFM é um projecto do Programa Educativo da Orquestra Jazz de Matosinhos e conta com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos. Constituída por 26 famílias, num total de cerca de 70 pessoas, reúne-se quinzenalmente no estúdio da OJM na Real Vinícola, em Matosinhos, para desenvolver um processo criativo conjunto no qual todos os intervenientes contam.


Image
2019


novembro


24

|

Teatro Municipal Rivoli, Porto

Orquestra de Famílias de Matosinhos e Tânia Dinis

Recortes De Família


O Porto/Post/Doc e a Orquestra de Famílias de Matosinhos apresentam um espectáculo audiovisual único, dirigido a toda a família. Além da interpretação ao vivo de temas originais, o espectáculo inclui também uma componente visual criada, sob orientação de Tânia Dinis, a partir dos acervos pessoais e das memórias familiares dos membros da orquestra e da própria artista, que inclui imagens do Brasil nos anos 40. Os conjuntos de fotografias e imagens serão manipulados em tempo real, construindo pequenas narrativas numa viagem fragmentada à memória afectiva de todos os participantes.


Fundada em 2018, a Orquestra de Famílias de Matosinhos integra o Programa Educativo da Orquestra Jazz de Matosinhos. Constituída por 35 famílias, contando no total com cerca de 100 elementos, esta orquestra aberta a todos reúne-se quinzenalmente para levar a cabo um processo criativo conjunto no qual todos os intervenientes contam.

Vídeos

Fechar

PARTILHAR