Image
Docas

Sobre

Eventos

O Docas são oficinas que acontecem mensalmente abrangendo as mais variadas formas de criar música em conjunto, através de sessões de Circle Singing, música para instrumentos de corda, criação musical com objectos do quotidiano ou SoundPainting.

Eventos

2020


fevereiro


15

|

CARA, Matosinhos

Podemos transformar utensílios de cozinha em instrumentos musicais?


Sim! Neste workshop vamos criar música a partir das panelas, frigideiras e tachos lá de casa, explorando novas sonoridades dentro do contexto musical. Através de várias técnicas e ferramentas, este workshop desenvolve competências criativas, expressivas e musicais de uma forma lúdica e divertida, onde o experimentar, compor, mexer, desconcertar, errar e o acertar convivem alegremente. No final vamos fazer uma pequena apresentação final do trabalho desenvolvido durante o workshop.

Orientado por Samuel Martins Coelho, o workshop Tinido Toada Zoada integra o programa DOCAS que traz mensalmente ao CARA actividades gratuitas que exploram a música nas suas mais variadas formas.


A entrada é livre mas a lotação é limitada. As inscrições devem ser feitas para o info@ojm.pt.

Cada participante deverá trazer 2 utensílios de cozinha: panela, tachos ou frigideiras.

Idade mínima : 7 anos

2019


novembro


16

|

CARA, Matosinhos

Docas: Actividade do Programa Educativo da Orquestra Jazz de Matosinhos que pretende abordar diferentes campos da música das mais variadas formas exploratórias.

Saca do Som com Carina Albuquerque

14h30 - 16h30

Entrada Livre (limite de 20 pessoas)

Inscrições - info@ojm.pt


Conhecer melhor o instrumento que temos nas mãos, olhá-lo a partir de outros ângulos e descobrir novas formas de fazer música através da improvisação, esta é a proposta de mais uma actividade do programa educativo da OJM.


Orientado pela Carina Albuquerque, o workshop Saca do Som integra o programa DOCAS que traz mensalmente ao CARA actividades gratuitas que exploram a música nas suas mais variadas formas. Esta sessão é destinada a instrumentistas de cordas com idades compreendidas entre os 6 e 15 anos. A entrada é livre mas limitada a 20 participantes e as inscrições devem ser feitas para o info@ojm.pt.


Incluído nas actividades do Programa Educativo Orquestra Jazz de Matosinhos este workshop com a violoncelista Carina Albuquerque tem sido premiada em diversos concursos e combina a actividade concertística com a área pedagógica. Integra o Mods Collective, um colectivo que explora a explora a ligação entre música e imagem em movimento (cinema e vídeo), através da música improvisada, realizando várias performances nesse âmbito. Colabora regularmente em gravações de discos de artistas como Carminho, Manel Cruz, Carolina Deslandes, Miguel Ramos, Maria do Céu Camposinhos, SoundMaker, entre outros.

Image
2019


outubro


19

|

CARA, Matosinhos

Docas: Actividade Programa Educativo da Orquestra Jazz de Matosinhos que pretende abordar diferentes campos da música das mais variadas formas exploratórias.

Circle Singing com Manuel Linhares

14h30 - 16h30

Entrada Livre (limite de 40 pessoas)

Inscrições - info@ojm.pt


O Circle Singing faz da voz um lugar comum, uma praça aberta onde nos encontramos e reencontramos. Através de exercícios vocais realizados em círculo, a música constrói-se num verdadeiro sentido de comunidade, onde cada um é uma peça fundamental.


Destinado ao público geral (a partir dos 12 anos), este workshop servirá para criar música nova e irrepetível. Para participar não tem de ter conhecimento teórico de música, basta que goste de usar a voz. A participação é gratuita mas limitado a 40 pessoas. As inscrições devem ser feitas para info@ojm.pt.


Incluído nas actividades do Programa Educativo Orquestra Jazz de Matosinhos, este workshop de Circle Singing é orientado por Manuel Linhares, cantor de jazz português que se tem dedicado à performance, à composição e ao ensino. Estudou jazz no Porto, Barcelona e Berlim, trabalhando com grandes nomes nacionais e internacionais. Este ano, lançou o segundo disco de originais, "Boundaries", solidificando o seu lugar no panorama do jazz português. Depois de três anos a frequentar os workshops de CircleSongs orientados por Bobby McFerrin, foi convidado para trabalhar com o músico como assistente. Criou "O Círculo da Voz", um laboratório de improvisação e criatividade vocal.

Image

Fechar

PARTILHAR