None

Orquestra Jazz de Matosinhos & John Hollenbeck

A Orquestra de Jazz de Matosinhos, interpreta música do baterista e compositor norte-americano John Hollenbeck sob a direção deste e com o cantor Theo Blekmann como solista convidado. 

John Hollenbeck é um talentoso baterista, chefe de orquestra e compositor norte-americano, residente em Nova Iorque, onde nasceu, e que se tem destacado como um dos mais originais e produtivos compositores em vários contextos instrumentais, tanto na área do jazz e da música improvisada contemporânea, como noutros domínios composicionais mais próximos da música erudita.

A sua versatilidade como percussionista e como compositor revela já uma obra de amplitude e significado consideráveis que, no plano instrumental, o levou a colaborar, entre outros, com o pianista Fred Hersch ou o saxofonista Tony Malaby, para além de fazer parte integrante da New Art Orchestra, de Bob Brookmeyer. 

Neste projeto são apresentados dois álbuns de John Hollencbeck editados com peças para grande orquestra: “A Blessing” com o John Hollenbeck Large Ensemble; e “Joys & Desires” com a Jazz Bibgand Graz (Áustria). 

A excecional voz de Theo Bleckmann, integra a formação e é tratada como um instrumento suplementar pela invulgar amplitude da tessitura ou utilizada na narração poética ou no canto mais tradicional.